Bem vindo ao meu blog pessoal.

Neste blog, discuto sobre assuntos que, no meu ponto de vista, são interessantes. Também faço críticas a certos temas e indico filmes, se possível, todas as semanas; Livros e curtas engraçados, sem graça, entediantes, outros legais e até mesmo, quem sabe, inspiradores. Aproveite.

domingo, 27 de abril de 2008

Kung-fu

Artigo retirado de: 

www.wikipédia.org

(Ao clicar em um link, você será direcionado para o site da wikipédia)

Wushu (武術 ou 武术;  wǔshù) é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errôneamente de kung fu (ver tópico abaixo). Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.

Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes classificam-se em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns originários do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). Já a segunda se tornou mais famosa a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.

Uma reformulação moderna com um intuito esportivo é o Wushu Olímpico (ou Wushu Moderno), que consiste na criação de Taolus (seriam os equivalentes dos Katas para o Karate) desenvolvidos com as principais técnicas dos estilos do norte e do sul da China e suas armas, exigindo principalmente a execução correta dos movimentos marciais. O termo "olímpico" se relaciona ao fato dele ser cogitado como novo esporte olímpico em futuras edições do evento. Jet Li, ator chinês, foi um grande disseminador do esporte pelo mundo e realizou a primeira demonstração do esporte dentro da Casa Branca (Estados Unidos).

Kung Fu - É um sistema de luta desenvolvido na China. Seus estilos surgiram das observações dos animais e também através de outras metodologias. Porém, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-se que o primeiro estilo de wushu chegou a china através da mongólia, conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador amarelo a mais de 4.000 anos.

A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui. 

Kung Fu (功夫, Pin Yin:kung fu) , que tem a acepção de é uma palavra chinesa em forma coloquial que pode significar "Tempo e habilidade" ou "Trabalho Duro", adquiridos através de esforço e Competência na luta corporal.

O termo não era muito popular até a segunda metade do século XX; por isso raramente é encontrado em textos modernos fora da China. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século XVIII, pelo missionário jesuíta francês Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chineses (cantoneses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Cantão) costumavam a se referir treino das lutas corporais a atividade que requeria muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente, e em seu dialeto usavam a expressão kung Fu.

Entretanto, o termo ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial de Hong Kong (especialmente os de Bruce Lee), e aos seriados para televisão que levavam no título o termo Kung Fu. Sua popularidade no mundo se deu pelos filmes a partir dos anos 60 do século passado e dos EUA através de Bruce Lee e da série da TV 'Kung Fu' estrelada por David Carradine. Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.

O Wushu pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica completa de todo o corpo, na maioria das vezes sequências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como kati no Brasil, dada à influência do termo "kata", usado no Karatê. Alguns estilos incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.

Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa pessoal.



Nenhum comentário: